Nossa Escola

Sobre o Programa

Affinity Arts é uma escola única, que oferece uma educação infantil sólida e estruturada. A conciliação das artes e da música juntamente com ensino bilíngue são utilizados de forma dinâmica e por isso proporcionam uma aprendizagem significativa. A escola recebe alunos de 2 a 6 anos desenvolvendo atividades em ambientes com: Inglês, Português, Musicalização, Literatura e Multimidia, Brinquedoteca Pedagógica, Violino e Piano.


A criança treina coordenação motora fina e grossa, compreensão no campo espacial, discriminação visual, percepção auditiva de ritmo, entonação, intensidade-timbre e competência no uso do tato são todos desenvolvidos através das artes, assim como a alegria que provem da auto-expressão e da integração.

O programa da Affinity inclui aulas diárias e regulares de música, artes visuais, literatura, teatro e psicomotricidade básica, tendo também brincadeiras saudáveis dentro da sala de aula e ao ar livre. O programa é bilíngue, seguindo o método natural, com dois professores em sala de aula, um professor que ensina em inglês enquanto o outro em português, atuando em equipe. A criança naturalmente forma um vínculo primeiramente com o professor que fala a língua que ela entenda. Uma vez que a criança sente-se confortável, dentro do grupo ela começará a se relacionar com o professor que fala a língua estrangeira.


A escola enfatiza o que é vital no começo da infância: o constante aperfeiçoamento das percepções que são baseadas nos sentidos. Quanto mais os sentidos são estimulados e quanto mais uma criança reage a estes estímulos, melhor será a sua base em seus futuros estudos acadêmicos e em seu raciocínio abstrato.

Aquela língua é ouvida e absorvida constantemente até que a criança sinta-se segura e vinculada a esse professor, onde começa a se comunicar com ele e com as outras crianças que falam a língua estrangeira. Tudo isso ocorre dentro do tempo natural de cada criança. Essa é a maneira natural de se aprender uma língua, igual à maneira em que a nossa língua materna foi aprendida. Primeiramente é ouvida e assimilada dentro de um ambiente de amor e aos poucos os primeiros sons e palavras são formadas com sons que imitam corretamente a língua específica.

É muito diferente aprender uma língua aprendendo-a inicialmente através da leitura. Muitos erros não são corrigidos porque enquanto o aluno vê a linguagem escrita, a pronúncia é mentalmente feita em sua língua materna ao invés da língua nova. Quando a língua nova é aprendida primeiramente pelo ouvido e depois com a tentativa da fala, a escrita daquela língua será reforçada com a correta pronúncia e estrutura. Por essa razão, na Affinity, a língua nova é aprendida sem que a criança seja pressionada, ao contrário, utilizamos simplesmente as habilidades extraordinárias também descritas como “janelas para a aprendizagem” que uma criança na faixa etária pré-escolar possui no aprendizado de linguagem.


Geralmente uma criança fica no período de assimilação durante aproximadamente um ano antes que ela tente se expressar na língua e da mesma forma que ela aprendeu sua língua materna, a fala é aperfeiçoada durante os próximos anos.

É necessário que pais sejam bastante pacientes com esse processo natural. A criança conseguirá aprender em seu próprio tempo e o processo se completa em uma base bem estabelecida. A Música é o pivô no programa da Affinity. As salas de aula são equipadas com sistemas de som e as crianças ouvem apresentações das grandes obras no mundo, enquanto fazem projetos de arte, brincam e se alimentam. Música barroca é especialmente enfatizada como ela tende a estruturar os caminhos cerebrais referentes à utilização de ordem e de raciocínio lógico.

Aulas de música acompanhadas por música ao vivo ensinam a cantar com afinação e ritmo. Canto é feito tanto em português como em inglês, o que tende a consolidar as habilidades de linguagem. Canto também é um excelente instrumento para desenvolver o cérebro, pois ele requer a utilização de ambos os hemisférios cerebrais de maneira que se interliguem. Melodia é trabalhada pelo hemisfério direito, enquanto a letra da música é trabalhada no hemisfério esquerdo.

Movimentos corporais desenvolvem numerosas habilidades cerebrais, como espacial/visual e o controle de músculos. É claro que também música é plena diversão e anima as crianças. O aprendizado que ela oferece vem junto com a alegria.Gradualmente ao passar do tempo, outras atividades paralelas são oferecidas, tais como: pintura, massinha, desenho, corte e colagem, sendo que todas as opções são de escolha individual do aluno a cada dia.


Nas aulas de artes, um projeto especial é apresentado a cada dia. Todas as crianças são encorajadas a participarem.

Todos os dias os alunos discutem conceitos de matemática e ciência quando estão reunidas em forma de círculo, onde também recitam uma oração universal. Histórias são lidas e a discussão sobre elas é extremamente essencial, já que grande importância é dada à expressão individual das idéias. Novos projetos de interesse os quais as crianças tenham sua própria iniciativa muitas vezes são levantados, vindos dessas discussões em grupo. Os professores permanecem abertos ao interesse expressado pelas crianças como um meio para saber o que devem ensinar de modo extracurricular, ao invés de se limitarem estreitamente ao planejamento.

Porém, cada semestre é caracterizado por um tema que é estudado por toda a escola, o qual é refletido em artes, música e literatura durante aquele período. Boa nutrição é ensinada na sala de lanche através do encorajamento à comida saudável que as crianças trazem de casa. A apreciação dada quando trazem frutas ou verduras geralmente resulta no fato de que outros colegas também começam a trazer o mesmo no próximo dia!

Qualidade é a pedra fundamental no ambiente da Affinity. A música oferecida é da melhor qualidade possível, os projetos de arte são variados e criativos, a literatura e as virtudes ensinadas mostram-se valiosas em um mundo que procura a compreensão, moderação e cooperação mútua. Vemos cada criança como um potencial de luz para o futuro e temos a esperança que possamos fazer o nosso papel em auxiliar crianças a desenvolverem os dons que Deus concedeu a cada um.

Voltar ao Topo

Sobre a Escola

História

Fundada há 18 anos por uma família de educadores e músicos, a Affinity Arts é uma pré-escola com um método de ensino inovador, que reúne uma coletânea de fatores responsáveis pela diferença no desenvolvimento infantil.

Missão

Direcionar nossas mentes e vontades para a educação das crianças para a promoção de uma civilização em constante avanço.

Valores

Nossa escola concentra-se na formação para a cidadania mundial, focalizando-se na integração de cada indivíduo, além de sua interação ao grupo social.

  • Criança em primeiro lugar.
  • Ensine a alma, mente e corpo.
  • Somos uma única família.
  • Seja feliz e promova a felicidade.
  • Deixe nossa luz resplandecer: amor, reflexão, perdão e crescimento
  • Mire às estrelas.
  • Busque a excelência.
  • Seja humilde.
  • Ajude o próximo.
  • Procure dar mais do que receber.
  • Tenha uma língua bondosa.

Objetivos

Buscamos prover um ambiente tranqüilo para o aluno pré-escolar, o qual baseia-se no conceito de respeito um ao outro e a não-discriminação. É como objetivo do programa assegurar que cada criança sinta que ela é apreciada por seus dons especiais que traz ao mundo; que cada criança encontre seu lugar dentro do grupo e seja capaz de contribuir e participar nele, aprendendo a se relacionar com cortesia e amor.

É dentro do contexto do grupo que todas as habilidades importantes de diálogo, comunicação e resolução de conflito são praticadas. Nossos esforços são unificados, concisos e sistematizados para desenvolver em cada criança as destrezas, percepções, múltiplas inteligências e habilidades cognitivas e sociais para serem preparadas, não somente para a formação acadêmica, mas também para uma vida de sucesso!

Voltar ao Topo